quinta-feira, 7 de março de 2013

***Costura na Viagem***: Aruanã, GO

Saiba mais sobre o ponto turístico mais concorrido do Araguaia goiano!
A aproximadamente 310 km de Goiânia, encontramos Aruanã - o ponto turístico mais concorrido do Araguaia Goiano. Com nome extraído de um peixe, o Aruanã, a cidade era um centro de atração de tribos carajás do Araguaia colonial. Nos anos de 1865 a 1870 foi um grande centro de comércio e oficinas e, ainda hoje, preserva o monumento ao goiano Couto de Magalhães, figura importante do século 19, conhecido por seus ideais de investimento em vapores navegando de Aruanã a Belém do Pará.

Atualmente, a a localidade oferece boa infra-estrutura turística, investe no turismo ecológico e luta pela preservação da natureza, sua fonte de economia. Para quem gosta de agito aliado à natureza, Aruanã é o destino ideal. No mês de julho ocorrem grandes shows, eventos esportivos, acampamentos nas praias - estes, acima e abaixo, por dezenas de quilômetros! Só não entre nas lagoas: são cheias de piranhas. Aproveite para apreciar o belo rio Araguaia e a Ilha do Bananal, paisagens exuberantes da região.Com certeza é o mês mais esperado por turistas e moradores, época em que a cidade ferve e brilha.Acessível a partir de Goiânia e Goiás Velho, através da rodovia GO-164 (GO-4), está localizada logo abaixo do ponto em que o rio Vermelho, que nasce em Goiás (GO), deságua no Araguaia, e possui rodovias bem pavimentadas.

O que conhecer e fazer na região:

Rio Araguaia

O Rio Araguaia é a grande atração da região. Pertencente à bacia amazônica, tem mais de 2000 km de curso e marca a divisa dos Estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e Pará e Tocantins, onde deságua, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão. De maio a outubro, o Rio Araguaia apresenta em quase toda sua extensão praias de areias brancas e limpas que, aliando-se às exuberantes fauna e flora, desperta a atenção dos turistas e apaixonados por natureza do mundo inteiro.

Pesca
Para os pescadores de plantão, uma ótima dica: o Rio Araguaia é um dos rios mais propícios para a prática de pesca do mundo, sendo comparado ao pantanal matogrossense, tanto em quantidade de espécies disponíveis quanto em volume de pescado. Para quem deseja pescar no Rio Araguaia, atenção: a melhor época está situada entre os meses de março e abril, no final das grandes chuvas de verão, e na temporada oficial, de maio a setembro, onde existe mais suporte ao turista. Lembrando a pesca nos cardumes está atualmente proibida e deve ser evitada, e o turista que visita a localidade deve se conscientizar da importância da preservação, para que sempre tenha a oportunidade de voltar e usufruir das belelezas das paisagens e de agradáveis momentos de lazer.

Parque Nacional das EmasOutra atração imperdível para quem gosta de ecoturismo, é visitar o Parque Nacional das Emas. Criado em janeiro de 1961, possui uma infinidade de espécies, e encanta todo e qualquer amante da natureza.

Hospedagem:

Uma ótima opção em hospedagem para quem deseja conforto e economia, é o
Cantinho das Tartarugas. O Cantinho é uma casa que as proprietárias Élida e Andréa alugam para a temporada. Possui três suítes, piscina e área com jardim, tudo em local privado. Para quem quer ficar próximo do agito da temporada em Aruanã, é perfeito. A casa está perto das danceterias e dos trios-elétricos na praça, com shows de cantores famosos, como a cantora Ivete Sangalo. Imagine, depois de tanto agito, retornar para o conforto de uma casa com piscina, confortável, tomar um banho de sol, e se preparar para mais uma noite de badalações?

Tratar com Élida, através do email
cantinhodastartarugas@yahoo.com.br

Prefeitura: (62) 3376-1638

Fotos: Divulgação

Por Polyana Bocalon - Equipe Costura Nativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário