quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Protestos nas passarelas – Desde ontem, desde sempre!


Para quem vê a moda como futilidade, esquece-se que ela é uma forma de expressão. A moda foi feita para nos mostrarmos ao mundo, ao menos uma parte de nós. O estilo,os tipos de roupas que escolhemos, podem falar muito sobre nós e influenciar nossa vida, principalmente a profissional.

Há tempos que o mundo faz protestos importantes em prol de uma mudança grande que se deseja o todo, e estes protestos invadiram também as passarelas.

♥ Chanel, Gisele e Conscientização


Achei incrível, no último desfile na Chanel, marca importantíssima no mundo da moda, o protesto que contou com Karl Lagerfel no comando e inúmeras modelos atrás. Protestaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, meio ambiente e liberdade de expressão. Nomes de peso como Gisele Bündchen, Cara Delevingne vinham logo atrás do estilista. Gisele fez um tremendo sentido neste protesto, já que é embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente.
Com certeza, foi um evento inesperado, que tinha como objetivo a conscientização de pessoas do mundo todo. Temas polêmicos da sociedade foram explicitados em megafones, gritos e placas. Paris, realmente ficou em chamas na última terça-feira, 30 de setembro.

♥ Zuzu Angel e suas coleções de peso


Não é de agora que existem protestos em desfiles de moda. Zuzu Angel, estilista mineira e nome importante no mundo da moda, também fez protestos, quando seu filho foi assassinado. Ele era estudante e militante contra a ditadura militar, e a partir de então ela passou a fazer suas coleções baseada em temas como pássaros engaiolados, manchas vermelhas e armas. Teve apoio internacional e fez desfile-protesto nos EUA.

♥ Racismo e uso de peles de animais


A HDA models, uma das primeiras agências segmentada para modelos negras, fez um desfile na Avenida Paulista, em São Paulo, com modelos usando peças confeccionadas em Bombril, contestando o racismo. A PETA (organização não governamental fundada em 1980 que se dedica aos direitos animais) fez protesto na São Paulo Fashion Week contra o uso de peles de animais nas coleções dos estilistas. O lema é “Stop Cruelty” – Pare com a crueldade. As invasões em desfiles a favor da proteção aos animais acontecem não só no Brasil, mas em inúmeros desfiles internacionais.

♥ Para bom entendedor, moda basta

Estes e vários outros temas já foram discutidos nas passarelas, provando que moda não é e nunca foi futilidade. Nós da moda, expressamos sentimentos, acontecimentos, temas importantes da sociedade em coleções. Muitos desfiles apresentam apenas um conceito, de uma tendência que está chegando, um tema atual. A sensibilidade invade os criadores e deve invadir, tocar e sensibilizar quem os percebe. 

Fotos: Divulgação

Por Polyana Bocalon para Notícias Costura Nativa e Portal Avante Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário